Make your own free website on Tripod.com
Marcos Caninéo
História completa do Iron Maiden


Eddie

Ainda que muitos estilos tenham surgido ultimamente o punk o grunge, existe um que não morrerá jamais, o Heavy Metal.Sem duvidas uma banda que não apenas representa o estilo mas que melhor exprime seus ideais é o IRON MAIDEN.A trajetória do grupo começou na década de 70, quando o punk e o new wave estavam no auge.Steve Harris líder total da banda, naquela época era um garoto mas já tinha um sonho > transportar tudo que tinha aprendido em seu baixo, sem professor diga-se de passagem, numa promissora banda de Heavy Metal.
E que sonho !!! (muito bem feito). Apos de algumas tentativas Steve Harris, depois de passar por algumas bandas decidiu investir todas suas fichas em uma banda o IRON MAIDEN (Paul Di'Anno <vocal>, Steve Harris <Baixo>, Dennis Stratton<guitarra>, Dave Murray <guitarra>, Clive Burr<bateria> . No inicio de 78 a nova banda viajou para Cambride a fim de entrar nos estúdios Spacewood e gravar sua primeira fita-demo, foram 4 canções que fazem parte deste registro <Prowler>, <Invasion>, <iron maiden>, e <Strange World>.Sempre com a grana curta eles pagaram essa demo com seu próprio trabalho, as copias de sua primeira demo foram enviada a diversos lugares..
E com tantas fitas enviadas uma delas chegou as mãos do DJ do metal Neal Kay.Depois de tanto sucesso repentino, a banda resolveu lançar a demo no formato EP menos <Strange World>, que ficou de fora. Os 5000 discos que foram prensados se esgotaram rapidamente.A cada dia que passava o IRON ia conquistando mais e mais fans..., não demoraria para eles conseguir um contrato com a EMI. O single Running Free é lançado, em seguida o primeiro álbum do Maiden é lançado que saiu em Abril de 1980 esse primeiro disco chegou ao topo das paradas e se posicionou em 4o lugar.Eles receberam um convite no mesmo ano para abrir um show para a banda UFO no Reading Festival em agosto onde foram a atração do festival.Chegava a ora do IRON cair na estrada e logo abriram os shows para nada mais e nada menos que JUDAS PRIEST e KISS ao final desse episodio o guitarrista Dennis Stratton deixasse a banda e em seu lugar entraria Adrian Smith que se adaptou muito bem ao estilo da banda.
Depois de quase um ano após o lançamento do primeiro álbum o segundo álbum chega as lojas Killers que recebeu criticas de alguns jornalistas mas a verdade era que o disco vendia que nem água.Em 1981 Paul apresentava problemas com sua voz, e logo foi substituído por BRUCE DICKINSON, seu teste de fogo foi uma pequena turnê pela Itália, e logo se tornaria uma peça tão importante como Steve Harris dai se tornou o eterno vocalista do Iron.
No dia 29 de março de 1982 sai o terceiro disco do iron o The Nunber of The Beast, sem duvida o mais falado, ao mesmo tempo o mais odiado. Com o lançamento desse disco algumas manifestações aconteceram.
A "Brigada da Bíblia" condenou os integrantes do Iron como adeptos de cultos satânicos que influenciavam a juventude a seguir o caminho do mal.Em um dos shows Bruce machucou o pescoço depois de ficar brincando no palco, tendo que usar suporte durante todo o final da tour,este acidente causou inúmeros transtornos e algumas curiosidades, quando a banda voava dos Estados Unidos para fazer uma apresentação no Reading Festival Bruce sentia dores muito fortes no pescoço, foi então que o técnico de luz Dave Lights deu um tranqüilizante a Bruce para amenizar as dores , a verdade é que o remédio deixou tão sonolento que quando a banda chegou ao local para fazer a passagem de som, Bruce não conseguia cantar , o resultado disso tudo foi que eles tiveram que fazer um show na raça, Bruce não se sentia bem o suficiente para manter-se acordado, foi então que decidiu cantar em cima dos amplificadores pulando, claro que aquilo era feito por necessidade que acabou virando marca registrada. Em 1982 sai Clive Burr e entra Niko Macbrain em seu lugar .
No ano seguinte sai o álbum Piece of Mind com os singles Flight of Icarus e The Trooper, em 1984 sai o álbum Powerslave com uma grande turnê de 10 meses a WORLD SLAVERY TOUR, uma grande turnê com palcos grandes e uma boa produção bem a nível do que o IRON merecia foi nesta turnê que o Iron tocou pela 1a vez no Brasil no Rock in Rio Festival nada mais e nada menos para 350.000 espectadores, no inicio de 1985 a tour acaba e eles aproveitam o resto do ano para tirarem suas merecidas ferias. Em outubro desse mesmo ano sai o 1o álbum ao vivo da banda o Live After Death, gravado na turnê do álbum anterior.
Em 1986 o álbum Somewhere in Time foi antecipado e trouxe uma novidade, a utilização de sintetizadores que tornou o som da banda mais encorpado. The Somewhere On Tour foi uma promissora tour finalizada em maio de 1987 em Ozaka no Japão.
O novo trabalho do Iron seria o Seventh Son of a Seventh Son , e o Iron seria a principal atração do The Monsters of Rock Festival nos próximos anos que viriam. Esse álbum foi um grande estouro mesmo com a utilização de teclados o sigle Can I Play With madness foi o 5o nas paradas de sucesso e o álbum foi o numero 1.
Os palcos seriam mais ricos e ambiciosos com icebergs que se moviam e uma imensa pira junto com a estatua de gelo de Eddie.Em 1990 Bruce começa a trabalhar em sue primeiro álbum solo junto com alguns amigos. Ao mesmo tempo Adrian deixa a banda e entra em seu lugar Janick Gers, e já de formação nova o Iron produz mais um disco com o nome de No Prayer For The Dying na mesma semana que Janick se uniu ao grupo junto a esse álbum foi atribuída uma turnê pequena, mas mesmo assim com sngle que chegou a ser o no 1 das paradas .
Com a chegada do ano de 1991 eles se dedicam de corpo e alma para o novo trabalho Fear of the Dark, Be Quick or Be Dead logo se tornaria um hit e a musica Fear of the Dark ja ocupava a posição no 1 das paradas, e assim outras faixas deste álbum chegaria as paradas de sucesso, eles fizeram uma grande tour que nela são lançados 2 álbuns ao vivo A Real Live One , A Real Dead One, e no final de 1993 Bruce anuncia sua saída da banda querendo dedicar-se mais a sua carreira solo, mas na verdade sua saida do grupo era as constantes brigas com Steve Harris ..
.Eles resolveram que haveria uma apresentação especial de despedida para uma platéia seleta no dia 28 de agosto num local secreto.O show aconteceu nos estúdios Pinewood para este evento foi convidado um ilusionista Simon Drake que encenou um assassinato de Bruce no encerramento deste.
O substituto de Bruce é o desconhecido Blaze Bayley que não agradou nem um pouco os fans.Em 1995 é lançado o álbum The X Factor um álbum fraco bem a altura de Blaze em seguida sai um álbum com as melhores musicas do Iron o The Best of the Beast claro que blaze é uma pequena mal parte deste trabalho...em 1998 sai o álbum Virtual XI um álbum bom com melhoras de Blaze mas ainda nada perto de algum álbum de Bruce...até que ele se esforçou bastante !!! o álbum em si não é ruim mas levando em consideração que estamos falando de IRON MAIDEN bem ai a conversa já é outro... e bem diferente... o resto você já sabe BRUCE ESTÁ VOLTA AO IRON MAIDEN !!!